quarta-feira, 17 de outubro de 2012

Inchaço

Boa noite pessoas!!
Acho que já nem adianta mais me desculpar com vocês né? preguiça + faculdade + trabalhos = sem postagem, prometo tentar melhorar ok?!

Hoje vou atender ao pedido da mamãe Luciani e falar um pouco sobre inchaço!

O inchaço pode estar relacionado tanto a flatulência quanto à retenção de líquidos, a qual pode acontecer por diversos fatores, pois está relacionado a um acúmulo excessivo e anormal de água entre as células do organismo, quando esse líquido não é excretado pela urina, causa o temido inchaço, mais comum nos pés, mãos, coxas, barriga, tornozelos e mamas. Esse acúmulo faz com que a pessoa ganhe até 2 kgs em 1 só dia!

Há alguns fatores mais sérios que podem nos deixar inchadas, sendo eles: insuficiência cardíaca e renal, hipertensão, problemas hormonais e circulatórios e a deficiência no funcionamento da tireoide, nesses casos o acompanhamento médico, além do nutricionista é imprescindível.

Após realizar uma bateria de exames que podem ser solicitados por você mesmo ao ginecologista, ao nutricionista, ao clínico geral e descobrir que não possui nenhum dos problemas citados acima, começamos a relacionar com o excesso de peso, falta de atividade física, má alimentação, anticoncepcional e dificuldade de retorno venoso, períodos pré-menstrual e menstrual ou no calor, com estes 2 ultimos não há com que se preocupar, no calor é completamente normal que fiquemos inchadas, assim como antes e durante a menstruação, em ambos os casos, assim que passa o calor excessivo sentido ou cessa a menstruação o corpo tente a voltar ao normal, algumas pessoas imediatamente e outras nem tanto.

Foi constatado que o motivo do seu inchaço é a retenção de líquidos, o que fazer??
Diminuir o consumo de sal e alimentos ricos em sódio (industrializados, embutidos, conservas, enlatados, etc); Praticar atividade física regularmente (ativa a circulação); Beber em média 2 litros de água por dia ( e frequentar o banheiro para eliminá-la); E em alguns casos, recomenda-se a drenagem linfática (casos mais rigorosos).

Se seu inchaço estiver relacionado à flatulência você provavelmente saberá, pois provoca também a distensão abdominal, o que dá a sensação de inchaço e ganho de peso.

Os maiores responsáveis pela flatulência são os carboidratos que não foram quebrados durante a passagem pelo estômago,fermentando as bactérias presentes no estômago e produzindo os gases. Mas também quem sofre de obstipação intestinal (intestino preso) pode ter a flatulência, pela fermentação dos alimentos e a formação de gases também.

Na maior parte dos casos a flatulência está relacionada ao tipo de alimentação, onde alguns alimentos e algumas atitudes favorecem a produção dos gases intestinais.

Foi constatado que o motivo do seu inchaço é a flatulência causada pela alimentação, o que fazer??
Ao comer ervilhas, feijão, leguminosas, repolho, batata doce, cebola, couve, ovo, entre outros você sente a formação de gases? Não retire-os de sua dieta mas os cozinhe por mais tempo, exclua a água deles (no caso do feijão, ervilha...)
Comer depressa e uma dieta rica em fibras associado com baixo consumo de água, também fazem com que a digestão não seja facilitada, tornando o bolo fecal mais rígido e resistente, formando os gases.

Em resumo, podemos dizer que uma dieta equilibrada, saudável, com consumo adequado de água (2 litros/dia) e atividades físicas realizadas regularmente contribuem para que o inchaço não ocorra, pelo simples fato de evitar a retenção de líquidos e a flatulência. Porém é importante destacar que deve-se investigar para saber se não há nenhum outro fator que leve a este inchaço! 

Espero ter ajudado e respondido às duvidas! Mas já sabem, qualquer duvida/sugestão/critica (podem me xingar pelos atrasos nas postagem) é só deixar nos comentários !!
Bom restinho de semana !!!!
Juliana Baptista


2 comentários:

  1. Oi Ju!!!!

    obrigada pelas dicas, nós é que temos que agradecer por dividir com a gente o que você tem aprendido!!

    Sucesso menina, vc merece!!

    bjs

    Eli

    ResponderExcluir
  2. obrigada LII! que bom que estão gostando, ando procurando artigos pra poder escrever aqui e isso só acrescenta!! Beeeijo

    ResponderExcluir