terça-feira, 9 de outubro de 2012

Gorduras

Boa noite gente!!! Primeiro quero começar pedindo miiiiiiiiiiiiil desculpas por não estar postando certinho!! Mas como falei a vocês aqui, fui no Congresso de Nutrição esse fim de semana, e domingo estava moída e ainda por cima ter que sair pra votar acabou com meu ânimo... Ontem não tenho desculpas esqueci mesmo!! DESCULPEEEM!!!

Enfim, vou tentar passar pra vocês algumas informações que adquiri na Feira que acontecia junto ao Congresso. Pra começar, hoje vou falar sobre GORDURAS.

Porque devemos incluir gorduras em nossa alimentação? Assim como os carboidratos, as gorduras fornecem energia para o nosso corpo, também participam do transporte de vitaminas (A, D, E e K), fazem parte dos hormônios e da estrutura das células. Por todos esses motivos devemos ingeri-las diariamente. Porém como costumamos dizer, existem as gorduras 'boas' e as gorduras 'ruins', por isso vamos entender um pouco sobre cada tipo:

Saturadas: são aquelas que, em excesso, aumentam os níveis de colesterol total e LDL (colesterol mal). Porém, não recomenda-se que esse tipo de gordura seja totalmente retirado da dieta, mas sim um consumo de menor frequência. Suas principais fontes: manteiga, banha, toucinho, carnes e derivados, leite e laticínios integrais.
Monoinsaturadas: são aquelas que ajudam a controlar os níveis de colesterol. Suas principais fontes: azeite de oliva, óleos vegetais (girassol, canola), azeitona, abacate e oleaginosas ( castanhas, nozes, amêndoas).
Poli-insaturadas: são aquelas que, representadas pelos ômegas-3 e 6, quando consumidas em substituição às gorduras saturadas, ajudam a diminuir os níveis de LDL, sendo essenciais para o organismo, pois não as produzimos. Principais fontes: nozes, sementes de linhaça (como usar), soja, canola, óleos vegetais e seus derivados (creme vegetal e maionese industrializada ,algumas) e óleos de peixe (salmão, cavala, arenque).
Trans: são aquelas que elevam os teores de LDL e são capazes de reduzir os níveis de HDL (colesterol bom). Esse tipo de gordura é obtido principalmente quando utilizados em produtos como bolos, tortas e biscoitos. Seu consumo deve ser evitado, por isso a importância de ler sempre o rótulo dos produtos.
Triglicérides: são as gorduras presentes no sangue. O excesso n consumo de alimentos gordurosos e ricos em carboidratos (massas, pães, arroz, doces) pode levar ao aumento da concentração desses triglicérides no sangue e ter como consequência  aumento do risco de doenças cardiovasculares.
Colesterol: ao mesmo tempo que alguns não o consideram como gordura, outros o consideram, então vamos a definição. O aumento do colesterol sanguíneo está relacionado mais ao excesso de consumo de gorduras saturadas do que à ingestão de alimentos fontes, uma vez que apenas 30% são fornecidos pela dieta. a gema dos ovos, o camarão e as carnes são as principais fontes dessa substância.

Para se ter uma alimentação saudável, além do valor calórico, também é preciso considerar a qualidade nutricional dos alimentos, como por exemplo, a melhor escolha em relação ao tipo de gordura, pois pequenas escolhas fazem a diferença!

adaptado de: Folheto informativo aos clientes/pacientes, desenvolvido pelo Institute Health Unilever Hellmann's


Conclusão pessoal: obviamente não é bom o consumo exagerado de gorduras, seja ela qual for, traga ela o benefício que for, porém algumas podem ser consumidas com um pouco mais de frequência que outras, por trazerem algum beneficio, diferente de outras que não trazem muitos. Devemos estar sempre atentos aos alimentos que consumimos, lendo rótulos e sempre que possível ao envés de comprá-los prontos, onde o teor de gordura é sempre aumentado, devemos produzi-los em casa, como uma sopa, um petisco, até uma batata-frita, sei, é difícil  mas não custa tentar, produzir em larga escala e congelar, partilhar com as amigas/família, enfim, tentar um ser mais saudável!!


Alguma dúvida comentem, se estiverem gostando dos temas abordados comentem, se não estiverem comentem mais ainda, se tiverem alguma sugestão mais ainda!!! ha ha ha
Booooooooa noite !!
Juliana Baptista

2 comentários:

  1. Claro que estamos adorando... com com este post acho que deveriamos incluir pelo menos uma castanha por dia na alimentação certo???

    (Jú quando vc tiver tempo... o Vagner pediu para vc falar um pouquinho sobre o que comer antes e depois do treino para quem quer ganhar massa muscular...rsrs cada um com seu objetivo...rsrs)

    Bjs... Tati...

    ResponderExcluir
  2. Certo... a castanha tem gordura boa, sempre bom consumir pelo menos uma, ou então até pelo menos 1 vez por semana incluir uma porçãozinha pequena em lugar de um lanche!

    Não é muito minha praia e nem meu forte, mas vou pesquisar sobre e faço um post sim!!! Beeeijo Juliana

    ResponderExcluir