Hoje vou falar um pouco sobre os Termogênicos, começando um pouco com definições...
Para o tratamento da obesidade ou sobrepeso temos duas opções de tratamento, a redução da energia (Kcal) ingerida e o aumento do gasto calórico (em repouso ou em atividade). Algumas ferramentas no controle da obesidade/sobrepeso têm sido utilizadas, dentre elas destacamos o uso dos termogênicos naturais, que ajudam na perda e manutenção do peso.
A termogênese corresponde à energia em forma de calor que nossos tecidos produzem, esse calor pode ser definido como metabolismo basal, o qual relaciona-se com o gasto de Kcal em repouso, ou seja, sem que façamos nenhuma atividade física (dormindo, postando no blog, lendo o blog). Esse calor é gerado em estado de repouso em um ambiente térmico neutro, onde não acontece nenhuma transferência de calor entre o organismo nem o ambiente, ou seja, não estando calor, nem frio.
Os alimentos termogênicos são aqueles que apresentam um nível de dificuldade maior para ser digerido, fazendo com que o organismo necessite de maior quantidade de energia e caloria para realizar a digestão. Todos os alimentos gastam energia para serem digeridos, ou seja, se alimentar já aumenta a temperatura corporal e acelera-se o metabolismo, aumentando assim a queima de gordura. Porém, existem alguns que se destacam mais do que os outros, pois induzem o metabolismo a trabalhar mais, ou seja, em um ritmo acelerado, gastando assim mais calorias, estes classificamos como TERMOGÊNICOS.
Alguns alimentos termogênicos:
- Pimenta vermelha
- Mostarda
- Gengibre
- Vinagre de maçã
- Acelga
- Aspargos
- Couve
- Brócolis
- Laranja
- Kiwi
- Cafeína
- Guaraná
- Água gelada
- Linhaça
- Gorduras vegetais
- Gorduras de coco
- Produtos derivados de chocolate
Para a perda de peso é ideal que além do consumo de alimentos termogênicos e de baixo teor calórico sejam realizadas atividades físicas, pois a ingestão exagerada desses alimentos pode não ser tão gratificante.
Os alimentos termogênicos devem ser consumidos com o acompanhamento de nutricionistas, que determinarão, segundo as características individuais a quantidade certa para serem consumidos.
Vale ressaltar que o consumo desses alimentos não deve ser feito no período noturno para que não prejudique o sono. E o exagero no consumo desses alimentos pode levar ao surgimento de sintomas, como dor de cabeça, tontura, insônia e problemas gastrointestinais (estômago e intestino).
Hipertensos e cardíacos devem ter cuidados aumentados, pois alguns desses alimentos fazem, além do metabolismo, o coração trabalhar mais rápido. E por causa da influência no metabolismo, indivíduos com problemas associados à tireóide não devem consumí-los.
É isso por hoje pessoal, por favor prestem muita atenção no último parágrafo, e NUNCA consumam alimentos ou façam dietas malucas sem que um profissional esteja por perto para que seja feita a orientação!!
Semana que vem trago novidades do MEGA EVENTRO NUTRIÇÃO 2012 - O maior da América Latina.
Pra quem quiser saber mais!!
Boooa semana e espero que seja útil, qualquer dúvida postem nos comentários !!!
Atéeeee!!!
Juliana Baptista